Mobile, Omnichannel, Tecnologia

Qual a diferença entre PWA x Flutter x Apps Nativos x Híbridos?

Entenda a diferenças entre eles e qual a melhor opção para o seu negócio.

Em um país onde o número de smartphones é maior que o número de habitantes, fazer parte desse ecossistema super conectado leva empresas e marcas, novas formas de se aproximarem de seus clientes e consumidores.

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil possui 220 milhões de aparelhos inteligentes ativados, sendo que a população chega a 210 milhões de habitantes.  Com a evolução do mercado e da busca por mais praticidade e mobilidade, os consumidores buscam modelos de aparelhos cada vez mais modernos, com boas funcionalidades e aplicativos que atendam suas necessidades a fim de que tenham uma ferramenta poderosa em mãos, seja para fazer compras, vender, pedir comida, registrar os melhores momentos, gerenciar finanças, realizar um pagamento e qualquer outra atividade que facilite a vida.

Inclusive, um dos pontos mais amados pelos usuários é ter um aparelho móvel com um bom espaço interno de armazenamento, não é mesmo? Com certeza, você já deve ter passado por aquele momento crítico na sua vida de ter que excluir um aplicativo para conseguir liberar um espacinho na sua memória (SAD, BUT TRUE!)…

Um estudo divulgado pelo App Annie, empresa americana de pesquisa de mecado, revelou que os brasileiros utilizam em média 12 aplicativos a cada 24 horas. Em relação ao número de downloads, só no ano passado foram mais de 6 bilhões de downloads realizados.

A diferença é que hoje, mesmo com dispositivos móveis cada vez mais modernos, os usuários têm mais autonomia para gerenciar como preferem se conectar com sua empresa e isso leva em consideração 3 pilares: rapidez, segurança e usabilidade.

Nesse artigo você vai entender as diferenças entre as modalidades de tecnologia mobile existentes no mercado e suas respectivas experiências voltadas a esses pilares.

Progressive Web App (PWA)

Já sabemos que os aplicativos são ferramentas inovadoras responsáveis por otimizar nosso tempo e facilitar nossa rotina diária. No entanto, dificilmente um usuário irá instalar diversos apps para cada necessidade que surgir. É aí que surge o PWA.

O termo, utilizado pela primeira vez em 2015, refere-se a uma união, propriamente denominada como ‘evolução híbrida’ entre as páginas web (sites) e os aplicativos móveis. O objetivo é aumentar a praticidade para auxiliar usuários a encontrarem rapidamente aquilo que desejam, sem a necessidade de baixar um aplicativo, pois funcionam diretamente no navegador da web

Você deve estar pensando… Ok, mas então seria o fim dos aplicativos? Não, a questão é que o PWA é uma nova forma de aumentar o alcance e conversão do usuário e, consequentemente, proporcionar uma experiência mais rápida.

De acordo com o Google Developer, 53% dos usuários abandonam um site se demorar mais de 3 segundos para carregar, o PWA carrega instantaneamente a tela inicial, além de responder às interações do usuário com agilidade, além de conseguir engajar os usuários com notificações push, semelhante aos aplicativos. A loja de varejo on-line do grupo Alibaba, o AliExpress, conseguiu melhorar as conversões para novos utilizadores em todos os navegadores em 104% e no iOS em 82%.

O PWA funciona como um web app, não é possível abri-lo de forma 100% offline, a interface do usuário não fica igual a de um app e muitas de suas funcionalidades não são suportadas pelo Safari mobile (sistema iOS).

Flutter

O mercado de aplicativos se tornou um grande empreendimento, desenvolvedores buscam cada vez mais aprender novas tecnologias para criar aplicativos com alto desempenho, enquanto os donos procuram otimizar o tempo gasto durante o desenvolvimento. Resultado disso foi o recente lançamento do Google, o Flutter.

Esse novo framework para desenvolvimento mobile permite a criação de aplicativos nativos de alta performance para Android e iOS, a partir de uma única base de códigos. Basicamente, essa SDK facilita a criação de interfaces pois possui um amplo conjunto de widgets próprios, arquitetura baseada em programação reativa, fonte livre e aberta e utiliza uma linguagem de programação simples chamada de Dart (semelhante ao Javascript).

App Nativo

Diferente do Flutter, um aplicativo nativo é programado na linguagem exclusiva do sistema operacional, onde cada uma possui suas próprias ferramentas e elementos de interfaces. Por exemplo, Android utiliza linguagem Java ou Kotlin, iOS possui a Objective-C ou Swift e Windows C# ou VB.

Um aplicativo nativo tende ser mais complexo de ser programado, o que também o deixa mais seguro, com melhor design e acesso a todos os recursos de um dispositivo (GPS, câmera, telefone, notificações push, SMS, etc.), que permite atribuir diversas funcionalidades operacionais e estratégicas ao app. Além disso, também podem ser utilizados sem a necessidade de conexão com a internet.

Hoje, os Apps Nativos fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, por exemplo; WhatsApp, Facebook, Waze, Instagram, etc. e podem ser facilmente encontrados nas App Stores.

App Híbrido

O aplicativo híbrido é o resultado de uma unificação do app nativo com web app e geralmente são construídos em linguagem HTML5, CSS e Javascript. A principal diferença é que esse modelo é desenvolvido com um único código para os todos os sistemas operacionais escolhidos, o que torna uma forma mais rápida em termos desenvolvimento. Basicamente, sua linguagem engloba metade do app nativo e metade do web app (PWA).

Segundo a Análise do E-commerce no mundo, realizada no 2º trimestre de 2018, pela Criteo, para varejistas que promovem ativamente seus apps de compras, as transações mobile representam 65% de todas as transações, nas Américas do Sul, Central e do Norte, 43% das compras são feitas em web mobile e 18% em aplicativos, totalizando 61% do share de vendas em dispositivos móveis.

No entanto, na hora de escolher a melhor solução para seu negócio mobile é bom analisar se será necessário muitos recursos de hardware do dispositivo para proporcionar a melhor experiência ao usuário, afinal, seja qual for sua escolha fatores de UX/UI são de grande relevância para alcançar boas conversões, seja de acessos ou downloads.

Apesar de serem mais complexos no desenvolvimento, os aplicativos nativos ainda não as melhores opções para marcas varejistas, tendo em vista que, comparado ao PWA, os aplicativos possuem uma série de recursos como login automático, alta capacidade de resposta, interface do usuário, pagamentos, entre outros fatores que ajudam o varejista a ter uma ferramenta cada vez mais personalizada.

Com a concretização do omnichannel e novas tecnologias é preciso encontrar canais de venda realmente efetivos e que possibilitem a integração fluida com outros canais online e offline. O App Commerce é uma canal 100% omnichannel que integra com a loja física, transformando-a em um minicentro de distribuição, assim, os consumidores podem ver a disponibilidade do produto em tempo real e, ao comprá-lo, tem a opção de retirar diretamente na loja no mesmo dia.

O que as pesquisas afirmam…

  • Os smartphones são os únicos dispositivos que tiveram crescimento no número de visitas on-line, um aumento de 89% desde janeiro de 2015. As visitas a tablets e computadores diminuíram significativamente (-30% e -17%, respectivamente) (Adobe, 2018)
  • 46% dos proprietários de smartphones dizem que seu dispositivo é algo que “não poderia viver sem”. (Pew Research, 2017)
  • Há mais de 4,5 vezes o número de usuários do Android do que usuários do iOS em todo o mundo. (Gartner, 2017)
  • O tráfego global de dados móveis deverá aumentar quase três vezes entre 2018-2021. (Statista, 2018)
  • Mais de 1.300 aplicativos por dia são adicionados à Google Play Store. (Business of Apps, 2018)
  • O tempo total gasto em aplicativos em todo o mundo alcançou 1,6 trilhão de horas em 2016 – um aumento de mais de 50% no engajamento de aplicativos em comparação com o ano anterior. (App Annie, 2017)
  • 25% dos usuários dizem que não baixam aplicativos porque não têm espaço em seus telefones. (Deloitte, 2017)
  • Adicionar emojis para enviar notificações resulta em CTRs 70% maiores. (CleverTap 2018)
  • As taxas de resposta de SMS são 209% mais altas que as de ligações telefônicas, Facebook ou campanhas por e-mail. 29% dos clientes-alvo respondem a mensagens de texto e 47% desses respondentes fazem uma compra. (Emarsys, 2018)
  • Notificações push personalizadas vêem taxas de abertura 9,06% mais altas do que as mensagens genéricas. (CleverTap, 2018)
  • 52% dos varejistas não otimizam o conteúdo digital para o dispositivo que os consumidores optam por comprar. (Retail Systems Research)
  • Na Coréia do Sul, México, Brasil, Japão e na Índia, os 20% dos smartphones os usuários passaram mais de quatro horas por dia apps.(App Annie, 2018)