O planejamento é o principal aliado das vendas no varejo online.
Um lojista de sucesso sabe que detectar tendências e antecipar cenários é a melhor maneira de reduzir custos e oferecer preços competitivos.
Por essa razão, quem deseja aumentar o faturamento em 2017 precisa começar a se preparar agora.
Muitas vezes, com ajustes simples e algumas inovações é possível realizar grandes transformações no negócio, com resultados altamente positivos.
Há vários aspectos que podem ser otimizados, como a geração de tráfego (atração de clientes), experiência de compra do consumidor, canais de venda escolhidos e muito mais.
1. Faça uma avaliação do portfólio de produtos
O mercado de vendas online é altamente dinâmico, com mudanças constantes nos padrões de consumo e nos tipos de produtos mais comprados.
Assim, é sempre interessante realizar uma análise crítica do negócio, de modo a identificar se o portfólio de produtos atual é condizente com o comportamento dos consumidores.
Essa análise pode revelar a necessidade de realizar mudanças no tipo, marca ou quantidade de produtos que são anunciados.
2. Reforce o estoque e otimize a logística
Depois de revisar o portfólio de produtos, é interessante fazer uma avaliação do preço de venda.
Vale a pena monitorar os valores praticados por concorrentes, tanto no varejo físico quanto nas lojas online.
Em alguns casos pode ser interessante ampliar a quantidade de produtos em estoque para reduzir o valor médio pago pelo produto.
Além gerar maior competitividade ao negócio, isso também permite otimizar a logística de entrega dos produtos.
Um ponto relevante é calcular as despesas com preparo e envio dos produtos, verificando se existem soluções mais baratas sem reduzir a qualidade das entregas.
Nesse aspecto, além de fazer envios mais rápidos, é interessante avaliar a viabilidade de práticas como o overdelivering, visando ampliar a fidelização de clientes.
3. Investigue a jornada de compra do consumidor
Se a loja online já é eficiente em termos de produtos anunciados e preço de venda, vale a pena avaliar e otimizar a jornada de compra do consumidor.
Com isso é possível identificar possíveis gargalos na concretização das vendas, como má experiência de navegação, layout pouco convincente ou ambiente que não transmita segurança para a compra.
O uso de ferramentas para mapeamento da jornada pode ser um importante aliado nessa etapa.
4. Otimize os resultados oriundos de buscas orgânicas
Para que um site gere vendas, é importante que ele receba muitos acessos diários, esteja bem posicionado nos buscadores e registre uma boa taxa de conversões.
Sendo assim é interessante investir em estratégias de otimização dos resultados para os buscadores (SEO).
Aposte no marketing de conteúdo, produza descrições ricas em detalhes, capriche nas fotos e títulos e realize um trabalho focado na otimização de palavras-chave relevantes ao negócio.
5. Invista no storytelling
Para a maioria dos consumidores, tão importante quanto o produto adquirido é a experiência no processo de compra.
Um dos melhores caminhos para otimizar essa experiência é investir no storytelling.
Se você não conhece esse conceito, trata-se da capacidade de uma empresa ou marca contar histórias relevantes, que cativem o público.
Uma narrativa interessante pode revelar a história da empresa ou mesmo detalhes sobre o produto ou o fornecedor do item anunciado.
Assim, as chances de conversão também podem ser ampliadas.
6. Reforce a segurança nas transações
Mostrar para os clientes que o site é um lugar seguro pode ser um fator decisivo para ampliar as conversões.
Para isso vale a pena investir em certificados de segurança e deixar isso evidente para os consumidores.
O mesmo vale para os pagamentos, com a utilização de gateways que garantam a preservação dos dados e todo o suporte necessário em caso de problemas.
7. Anuncie nos marketplaces
Além de otimizar os aspectos acima, uma medida que pode gerar resultados positivos e rápidos é diversificar os canais de venda.
Nesse contexto os marketplaces aparecem como uma das melhores opções.
A visibilidade e a credibilidade de marcas como a B2W, Cnova, Walmart e Mercado Livre pode ser o impulso necessário para ampliar o faturamento e assegurar mais vendas.
Conclusão
O sucesso no comércio eletrônico exige melhorias constantes de gestão.
E quanto mais rápidas elas forem identificadas e colocadas em práticas, mais velozes serão os resultados.
Por essa razão, um bom desempenho no varejo online em 2017 precisa ser construído agora mesmo.
Seguindo as dicas acima, identificar e ajustar vulnerabilidades do negócio se torna uma tarefa muito mais simples.
O que você ainda está esperando?