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7 dicas para o seu varejo não errar na Black Friday 2021

black friday 2021

Um dos maiores dias de compras está chegando; por isso preparamos 7 dicas para evitar erros durante essa data tão importante para o varejo.

A preparação para esse evento está a todo vapor, e é muito importante que estejam preparados para receber a demanda de vendas que essa data proporciona.

Segundo pesquisa, 45% dos respondentes pesquisaram produtos e preços apenas pela internet (considerando sites, aplicativos, redes sociais e aplicativos de delivery), e somente 8% pesquisou exclusivamente em lojas físicas. A efetivação das compras seguem esse mesmo padrão, pois entre os que compraram, 32% fizeram exclusivamente pelas lojas online e 10% por lojas físicas.

51% dos respondentes fizeram pelo menos uma compra na Black Friday 2020. Entre as principais descobertas está o fato de que essa data continua sendo lembrada pelo consumidor, uma vez que 76% realizaram pelo menos uma pesquisa de produto/preço durante a realização da ação. 

Vimos que a Black Friday está na cabeça do consumidor, e muitos veem como uma bela oportunidade para realizar as compras tão esperadas.

Portanto, seguem 7 dicas para o seu varejo não cometer erros na Black Friday 2021:

1. Revise seu estoque

Quer você tenha uma loja física ou um e-commerce, é importante fazer um inventário do seu estoque antes da Black Friday e da temporada de festas de fim de ano. Você não vai querer desinformação atrapalhando as vendas online e vai querer garantir que terá o suficiente de seus itens mais populares para capitalizar na temporada. Seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, pois a procura tende a crescer.

Por isso, é preciso ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja física e virtual (se for o caso). Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados. Reforce o seu estoque para a Black Friday, mas favoreça os produtos nos quais seu comércio é mais competitivo. 

2. Invista em anúncios para a Black Friday

Um bom anúncio precisa ter um diferencial, seja dentro da loja, em panfletos ou nas redes sociais, que é uma ótima forma de divulgação. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda. Foque em chamadas que despertem a atenção do usuário e priorize a boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com o seu e-commerce.

Considere que o anúncio, em muitos casos, é o primeiro contato que o futuro cliente tem com a loja. Por isso, vale a pena investir em uma propaganda que impacte positivamente o usuário.

3. Prepare o atendimento para a Black Friday

Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.

Provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas. Todas as concorrentes também estarão tentando captar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.

Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os clientes. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe. Lembre-se de manter o atendimento reforçado também nos dias seguintes a Black Friday, principalmente no sábado e segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.

Algumas lojas deixam algumas promoções ativas até o domingo seguinte. Nesse caso, a estratégia de atendimento também deve ser mantida. Esteja próximo do seu cliente por meio das mídias sociais, ofereça atendimento diferenciado e responda a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O importante é dar atenção a todos e, claro, em tempo hábil.

É bom avaliar se seu negócio tem um crescimento de engajamento significativo nos anúncios de Black Friday e qual sua expectativa de vendas para este ano antes de reforçar a equipe.

Leia também: 5 ideias de promoções para sua loja na Black Friday

4. Crie uma estratégia de marketing digital

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. Então, realize um planejamento antecipado. Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.

Analise a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday. Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos.

Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu produto “carro-chefe”, com um desconto agressivo.

5. Foque nas redes sociais

Foque no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais redes do momento. Invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade. A dica é: prepare-se com antecedência! Comece a divulgar conteúdo sobre a data, pelo menos, 15 dias antes; isso é muito importante porque, assim, você prepara o consumidor, de forma que ele se organize para ter dinheiro no dia determinado. Vale ressaltar que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é interessante e importante.

6. Estruture as operações logísticas

Talvez um dos maiores desafios para quem trabalha com e-commerce seja garantir a entrega de produtos no prazo. É um motivo mais do que suficiente para organizar as operações logísticas e assegurar que seus clientes recebam aquilo pelo que pagaram.

Embora seja válido contar com uma infraestrutura própria para esses serviços, vale considerar seriamente a terceirização das entregas. Dessa forma, você repassa para especialistas na área a responsabilidade por esse importante setor e fase da jornada de compra. 

7. Diversifique as formas de pagamento

Além das maquininhas de cartões de crédito, outros formatos estão se popularizando. Isso inclui aplicativos para pagamento como PicPay, Mercado Pago e PayPal. E grande parte do comércio também já oferece pagamentos pelo PIX, uma modalidade que ganhou o coração dos brasileiros, pela praticidade. Diversificar e facilitar a compra é um dos caminhos para que o seu negócio venda mais na Black Friday. Muitos brasileiros ainda não têm cartão de crédito e podem encontrar dificuldades para comprar exatamente por esse motivo. Aliás, essa é uma estratégia que pode ser usada o ano inteiro; oferecer diversas formas de pagamento.

As dicas que demos acima devem ser realizadas na Black Friday, mas você pode usar facilmente para outras ocasiões e eventos importantes para o varejo. Esperamos que você coloque em prática, se preparando para essa data e consiga ter um ótimo desempenho e aumento das suas vendas e engajamento com a sua marca na Black Friday 2021.

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