Mobile, Tecnologia

7 dicas para engajar consumidores em aplicativos

Com um mercado cada vez mais competitivo manter o usuário engajado dentro do app é um grande desafio.

Mais do que conseguir downloads no aplicativo, manter os usuários ativos e engajados requer estratégias específicas a longo prazo para conquistar resultados satisfatórios dentro dos objetivos de marketing e vendas da sua empresa.

Vendas por aplicativos

O Brasil é o segundo mercado de aplicativos de compras que mais cresce no mundo. De acordo com estudos realizados pela Adjust, empresa de análise e prevenção de fraudes do setor, o futuro está nos smartphones. Cerca de 75% das transações online em 2021 devem acontecer pelo uso dos dispositivos móveis, seja por aplicativos ou lojas virtuais web.

O custo médio para adquirir um cliente que realiza sua primeira compra caiu pela metade em relação ao ano passado, de US$ 39,38 para US$ 19,47. Os custos por instalações e registros também caíram, respectivamente, para US$ 2,87 e US$ 8,76.

Outra empresa global de ranqueamento de aplicativos, RankMyApp, também revelou alguns dados significativos desse ano. Em 2020, o aumento das conversões orgânicas de aplicativos de vendas (m-commerce) na Google Play Store foi de 30%.

Esses dados revelam como o crescimento do mercado de aplicativos, inclusive em meio ao isolamento social, em contrapartida, ressaltam ainda mais a importância de aproveitar o cenário otimista de downloads para, também, pensar ainda mais nas estratégias de engajamento.

Retenção em aplicativos

Após conquistar o download nas lojas App Store e Play Store, varejistas devem estar atentos a experiência do usuário durante a jornada de compra, para mantê-los sempre ativos e fidelizados. Todas as estratégias devem centralizar o consumidor para que ele tenha acesso a todas as funcionalidades e novidades que seu aplicativo pode oferecer.

7 dicas para engajar consumidores em aplicativos

Perante o cenário atual, com consumidores cada vez mais adaptados ao mundo online é essencial que seu varejo mantenha os usuários ativos sempre engajados. Nós da Neomode preparamos 5 principais dicas para o sucesso do seu aplicativo. Vamos lá?

1.ASO (App Store Optimization ou Otimização da App Store)

Antes de tudo, todo varejista deve star ciente que o processo de engajamento e fidelização começa a partir da instalação do usuário nas lojas. A otimização do aplicativo, requer uma compreensão da sua base de clientes-alvo, visando as palavras-chave que seus clientes em potencial estão usando para encontrar aplicativos semelhantes aos seus. Investir em boas imagens, descrição, vídeos demonstrativos do seu app e funcionalidades são a porta de entrada para conquistar o download.

Sobretudo, é essencial que o time de desenvolvedores do seu aplicativo sempre mantenha os usuários informados sobre as novidades e atualizações, seja uma correção de bug, uma nova versão do app, melhoria no design e na usabilidade ou qualquer atualização que beneficie esse usuário de alguma maneira, motivando-o a manter o aplicativo sempre atualizado.

https://neomode.com.br/como-praticas-de-aso-app-store-optimization-podem-impulsionar-seu-aplicativo/

2. Experiência do usuário (UX/UI)

Quem trabalha na área de gestão de marketing já ouviu falar da importância da experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) para o sucesso de um negócio. Quanto mais difícil o aplicativo for em termos de usabilidade, maior a chance dele falhar.

Mas afinal o que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário engloba todos os pontos de contato de um cliente com algum elemento da marca. Em outras palavras, consiste na experiência do usuário ao utilizar seu produto ou serviço e isso inclui também a parte emocional.

De maneira resumida os 4 pilares da experiência do usuário são:

  • Usabilidade: o app deve ser simples de navegar
  • Utilidade: o conteúdo deve ser útil e relevante ao usuário
  • Acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado
  • Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

Em paralelo temos a UI (em inglês, User Interface) que faz parte da UX, mas cuida especificamente da parte visual do app, ou seja, da parte física com a qual o usuário interage. A distribuição de cores é importante ela vai trazer familiaridade para o usuário e reafirmação para sua marca, deve ser pensada junto aos seus objetivos de branding e observação do seu público.

A configuração da Home do app deve ser visualmente confortável e as informações devem ser sucintas, banners relevantes para o usuário são uma ótima aposta, por exemplo: “Produtos com 30% de desconto” “Coleção de inverno” entre outros.

Outro ponto importante é a otimização da jornada de compra, eliminando barreiras que ocupem muito tempo para que o usuário consiga finalizar a compra, esse fator é muito otimizado em aplicativos com botões de clique único, ou seja, que finalizam a compra rapidamente sem precisar passar por muitas etapas, basta buscar o produto, comprar, inserir dados de pagamento – como o escaneamento do cartão de crédito – e finalizar a compra.

Atualmente, os principais fatores que criam barreiras na usabilidade são:

  • Muitas etapas para se cadastrar;
  • Falta de opções rápidas para logar (inclusive quando usuário esquece a senha);
  • Recursos e funções muito confusos;
  • Ausência de botões e ações básicas de lojas virtuais (Ex. “Compre com 1 clique”, “Compre agora”, “Adicionar ao carrinho”, “Ver carrinho de compras”, etc.)
  • Falta de comunicação sobre atualizações.

Contudo, conheça seu público, utilize linguagem simples e objetiva e entenda o perfil de cada grupo de consumidores dentro do aplicativo.

3. Push Notifications

Push notification, ou notificação push, vem do inglês “empurrar”, ou seja, é uma mensagem enviada ao usuário por aplicativos de smartphone, tablet ou navegador.

Essas notificações aparecem na tela do dispositivo e são extremamente importantes como ferramenta de marketing, pois facilitam a comunicação através da entrega instantânea de mensagens personalizadas e segmentadas

Se observarmos o avanço da tecnologia podemos observar que elas evoluem sempre de modo a se tornarem mais práticas ao usuário, garantindo assim que ele receba a informação com o menor esforço possível.

Ao pensar em como as push notifications são aceitas pelo público saiba que no mobile de acordo com um relatório da The State of Web Push Notifications revela que o e-commerce domina a maior parte das push notifications com 22% do todo.

A pesquisa também revela que mais de 50% dos usuários acha essas notificações úteis e relevantes, desde que eles possam escolher no site ou app se desejam recebê-las. Entre notificações de sites de notícias, apps de jogos, apps de viagem e lojas virtuais 45,9% dos usuários preferem notificações de lojas virtuais, o que é uma ótima taxa.

https://neomode.com.br/push-notifications-como-impactar-seus-consumidores/

 4. Comunicação 360º

Com um novo canal de vendas, pensar na padronização da comunicação em todos os canais da marca, online e offline, pode ser uma estratégia eficiente. Além de comunicar as funcionalidades e atualizações nas respectivas Apps Stores, o varejista pode utilizar suas redes sociais, lojas físicas e e-commerce para manter o usuário engajado.  

É importante que os meios de comunicação trabalhem unidos, a divulgação do app deve ser feita através das redes sociais, podendo usar de funcionalidades exclusivas do app atrativas para o consumidor, por exemplo “Compre pelo app e receba em casa da loja com tempo de entrega reduzido e cupons exclusivos” “Cupons exclusivos no app para primeira compra” entre outros, onde pode ser divulgado o link para download e até mesmo nas loja físicas, por exemplo com um cartaz “ Baixe nosso app e tenha acesso a descontos exclusivos”.

O importante é que o consumidor sinta conexão entre os canais e consiga visualizar os benefícios como troca da instalação e ou manter o aplicativo instalado.

5. Ofertas, descontos e programas de fidelização

Quem não gosta de um desconto? É muito importante para o engajamento do app manter uma programação de descontos e cupons sempre atualizados.

Oferecer benefícios ao consumidor é sempre uma troca muito significativa para mantê-lo ativo. Invista em cupons personalizados, descontos progressivos, ofertas relâmpagos e ações agressivas para manter o usuário ativo e, acima de tudo, comprando.

https://neomode.com.br/descontos-e-cupons-como-atrair-o-consumidor-no-app/

Nas estratégias mantenha o alinhamento da comunicação, divulgue nas redes sociais, nas lojas físicas e sempre mantenha a coerência nos banners + cupons + pushes enviados durante a campanha. Crie programações e organize seu time de marketing para que alcancem e engajem uma boa quantia de usuários.

Dessa forma, você abordará o consumidor de vários ângulos, com conteúdos que são relevantes e ricos para gerar interesse e venda.

6. Vendedores e Consumidores Social Sellers 

Quando o usuário está satisfeito com uma compra a possibilidade dele indicar o seu aplicativo e manter-se ativo em sua base é grande. Após uma compra incentive o usuário a avaliar seu aplicativo, ensine os vendedores a motivar os consumidores a sempre avaliarem positivamente quando se mostram satisfeitos com uma compra.

https://neomode.com.br/vendedores-digitalizam-vendas-por-aplicativos-para-sair-da-crise/

7. Feedbacks

Prestar atenção nas opiniões e avaliações do seu usuário é uma das atividades diárias que requer atenção. Analisar e responder feedback dos usuários é um ponto crítico importante para conhecer o seu consumidor e seu aplicativo na prática.

Muitas vezes, varejistas tiram insights e melhorias, ajudando no processo de amadurecimento do aplicativo.

Aplicativo para o varejo

Pensando em todas essas estratégias, conheça o aplicativo para o varejo. Desenvolvido com funcionalidade exclusivas para quem precisa digitalizar as vendas, unificando online e offline. Conheça o App Commerce e como a Neomode pode ajudar o seu varejo a vender online em poucos dias com um aplicativo mobile Android e iOS.

Digitalização das vendas

Dentro do App Commerce desenvolvido pela Neomode a funcionalidade App Vendedor digitaliza o catálogo da sua marca, permitindo que os consumidores compartilhem produtos e carrinhos com itens para seus clientes via redes sociais.

Conheça a Neomode e todas as funcionalidades dos nossos canais de venda digitais e tecnologia omnichannel.

A Neomode é uma empresa especializada em tecnologia omnichannel e possui todas as ferramentas para que você possa trabalhar em seus diversos canais de venda, te auxiliando a implementar e entender todas as ferramentas disponíveis e como usá-las ao seu favor. 

Ficou com alguma dúvida ou deseja entender mais sobre o nosso trabalho?

Acesse: https://neomode.com.br/contato

Ou se preferir entre em contato conosco pelo e-mail: hello@neomode.com.br 

Agradecemos a sua visita!