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5 passos para aumentar as vendas online na Black Friday 2020

Estamos a um mês da sexta-feira mais esperada pelos consumidores e de maior faturamento para o varejo: a Black Friday, que neste ano acontecerá no dia 27 de novembro.

A data tão esperada, que acontece em meio à uma retomada econômica, tem gerado muitas expectativas esse ano para o varejo.

O primeiro semestre apresentou um alto desempenho em vendas online, trazendo o recorde de faturamento em 20 anos de e-commerce. 

Em 2019 as vendas online durante o período superou o faturamento de R$ 3,2 bilhões, a expectativa para esse ano, de acordo com a Ebit | Nielsen, é que o crescimento será de 20% comparado ao ano passado. Com o isolamento social, a mudança do comportamento do consumidor .

Em um ano que teve o primeiro semestre aquecido na internet, como aproveitar o melhor desta data no varejo online? Vamos compartilhar aqui 5 passos para aumentar as vendas online na black friday 2020. Acompanhe!

1 – Pré Black Friday: planejamento e estratégia de comunicação

Definir o seu objetivo é essencial, durante uma campanha como esta, normalmente, se destacam duas grandes metas: a primeira é conquistar novos clientes e a segunda é aumentar as vendas para quem já é cliente.

Após escolher um, ou até mesmo os dois objetivos, é hora de “aquecer” o público, anunciando a melhor black friday: a sua! Use todas as armas a disposição, como as redes sociais, email marketing, Whatsapp, notificações push no aplicativo e até mesmo investir em campanhas patrocinadas.

Uma boa estratégia neste processo é usar o poderoso gatilho mental da antecipação, criar expectativa no consumidor, deixar ele curioso se o produto que ele está interessado entrará em promoção, de quanto serão as porcentagens dos descontos etc. Desta forma, você prepara seus clientes e os deixa mais propensos a realizar uma compra.

2 – Precificação: promoções reais que gerem lucros

A primeira coisa que associamos a Black Friday são os descontos e promoções especiais, é essa sensação de vantagem do consumidor que torna a data um grande marco de faturamento no varejo.

Mas, é importante definir um percentual de desconto interessante ao público e que não ultrapasse sua margem de lucro gerando prejuízo. As porcentagens de desconto não precisam, e nem é recomendado, serem em todos os produtos ou serviços oferecidos.

Encontrar o equilíbrio de forma analítica é o segredo do sucesso na sua precificação.

3 – Escolha dos produtos para Black Friday: selecionar e promover

Quando criada nos Estados Unidos, a ideia inicial da Black Friday é uma queima de estoque para entrada de novos produtos para o natal. Sendo assim, faz sentido aproveitar para zerar o estoque de produtos mais antigos para dar lugar as novidades, assim renovando seu estoque de forma inteligente e rentável.

Então, é o momento certo para abrir seu controle de estoque e analisar quais são os produtos que estão parados, possuem poucas unidades, estão perto do prazo de validade ou até mesmo os que não fazem mais sentido com o posicionamento da marca e selecionar eles para os maiores descontos. Lembre-se também melhorar a apresentação destes produtos no seu site e app commerce, de forma que fiquem destacados e convidativos.

4 – Jornada de Compra: encantar do início ao fim

Esteja pronto em todos os processos: desde a embalagem, atendimento SAC, site e aplicativo preparados para um maior fluxo de acessos, até a entrega ao consumidor. Verifique sua escalabilidade e disponibilidade para garantir uma experiência de compra completa e sem frustrações.

Se quiser saber mais sobre esse passo, acompanhe clicando aqui um estudo de caso sobre como as Lojas MM otimizaram a jornada de compra com APP e shopbot.

5 – Invista no Omnichannel: presente em todos os canais

O omnichannel integra os diversos canais de vendas online e offline, proporcionando muito mais conveniência ao cliente de forma global.

Uma pesquisa global realizada pela Manhattan Associates mostra que 80% dos consumidores esperam aumentar  comprar online e retirar na loja.

Segundo Fabíola Paes, CEO da Neomode, professora da ESPM e no MBA de Varejo e Mercado na USP/Esalq, por meio da integração dos canais, é possível levantar uma série de informações sobre o comportamento do consumidor e estimular ações que o tragam para a loja física – seja para viver uma experiência em loja, seja para buscar um desconto único do PDV, seja para retirar o produto sem taxas e num breve espaço de tempo”. Saiba mais aqui.

Investir em ser omnichannel, como por exemplo ter um app commerce totalmente integrado, é uma estratégia para aumento de vendas muito além da black friday.

Ainda dá tempo de inaugurar seu APP commerce e aproveitar a melhor Black Friday de todos os tempos. Agende uma demonstração agora mesmo!

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