No cenário atual do varejo é cada vez mais compreensível e visível o empoderamento dos consumidores com relação à compra. Dessa forma, não é nenhuma novidade que existem muitas empresas no Brasil ficando para trás no que diz respeito a tecnologia.
O segmento de Inteligência Artificial é um dos que mais cresce, segundo o Bank Of America, até 2020 pode movimentar até US$ 153 bilhões. Esse impacto dentro do varejo resulta na necessidade de uma comunicação eficiente e rápida com usuários que não querem mais perder tempo com longas conversas de telefone ou e-mail para resolverem seus problemas e, quando isso está relacionado a venda, cada minuto é precioso. Reforçando essa ideia, um relatório apresentado pela Ubisend revelou que cerca de 44% das pessoas acreditam que o aspecto mais importante da empresa é a velocidade com que elas respondem.
A revolução tecnológica, idealizada pela Internet of Things – IoT (Internet das Coisas) representa uma espécie de sistema nervoso central, em que a conexão e agilidade na troca de informações com usuários são pequenas artérias essenciais: exemplo de uma pequena artéria nesse complexo sistema, é o chatbot. Não podemos ignorar uma vertente tecnológica que tem tudo para dar certo dentro das empresas que desejam se conectar com seus consumidores.
5 motivos para sua empresa ter um Chatbot
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Comodidade
Um dos grandes benefícios de investir em bots é a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia durante 7 dias na semana. Dificilmente você perderá uma venda ou deixará um cliente na mão.
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Autoatendimento
Hoje cada vez mais usuários preferem utilizar canais para autoatendimento, seja por fóruns, pesquisas nos buscadores, URAs, SACs, chatbots entre outros portais disponíveis para tirar dúvidas. A vantagem dos chatbots nesse sentido é que todas as perguntas feitas pelos visitantes são interpretadas e respondidas em tempo real.
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Redução de custos
Com a redução da atividade humana no atendimento, além de evitar a sobrecarga de colaboradores, a empresa que utiliza essa tecnologia consegue reduzir significativamente os custos operacionais e aumenta significativamente o número de clientes satisfeitos.
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Engajamento
Um bom relacionamento com o cliente reflete em uma boa reputação. Essa espécie de assistente virtual cria uma personalização na comunicação da sua empresa, você pode criar personagens e atribuir uma identidade visual cada vez mais interativa.
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Conhecimento
Dentro do chat é possível armazenar uma grande quantidade de informações, sendo assim, é possível definir quais as principais características do seu público alvo e o que eles mais procuram no momento. Além disso, bots direcionados a vendas permitem transações dentro do próprio chat em poucos cliques graças ao histórico de compra armazenado no software.
Cases de sucesso pra se inspirar
Casas Bahia – Mais de 50 mil pessoas conversaram com o personagem Bahianinho, esse caso aconteceu em uma ação de marketing durante datas sazonais especiais. O chatbot auxiliou os consumidores a encontrar ofertas e produtos dentro da rede.
Uber – a empresa norte americana utilizou a inteligência artificial dos chatbots para recrutar motoristas. A ferramenta funcionava dentro do Messenger para que o cliente pudesse chamar o motorista da mesma forma que o chama por aplicativo.
Sephora – a rede de cosméticos também desenvolveu um chatbot para atender consumidores que querem estar por dentro das novidades e ofertas sobre os produtos da marca. O software também foi implementado no Messenger.
Pizza Hut – A rede de pizzarias utiliza os bots para fazer pedidos através do Twitter e Messenger, a ideia é ampliar ainda mais as possibilidades do consumidor pedir pizza.
Wechat – considerado um WhatsApp da China. Com mais de 700 milhões de usuários, o aplicativo retém um público de aproximadamente 90% nas grandes cidades. Hoje, através de diversos bots, o app faz tudo: pede comida, táxi, realiza transferências, etc. Já pensou?
Esses cases são alguns exemplos de que, independente do segmento, os bots são facilmente adaptáveis a fim de facilitar a comunicação com o cliente. Afinal, com um atendimento mais personalizado e muito mais conveniente, é normal que as pessoas acabem comprando mais.
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