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Ship from Store: como a tecnologia ajudará o varejo durante a pandemia Coronavírus

No cenário global, a chegada da pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem afetado diretamente a economia e, principalmente, o varejo físico.

Para diminuir os riscos de contaminação, a OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu para que medidas como o isolamento e distanciamento social fossem tomadas e que os consumidores pudessem fazer compras online, evitando ao máximo idas a lugares públicos como escolas, shoppings, lojas, eventos, entre outros.

Ship from store como solução para o varejo físico

Com o aumento das compras online, varejistas estão se preparando para a alta demanda de pedidos, o processo Ship-from-store (SFS) promete salvar o varejo físico para supera a queda do fluxo nas lojas, “a integração entre online e físico é uma grande oportunidade em momentos como esse, transformar lojas físicas em centros de distribuição utilizando o estoque local para atender pedidos online com entrega no mesmo dia, além de ser tendência global deve receber atenção dos varejistas” afirma a especialista em varejo omnichannel, Fabiola Paes.

Em momentos de isolamento, o Ship-from-Store é uma oportunidade para que usuários façam a compra online e possam receber em casa. Veja abaixo o desenho do fluxo:

Fluxo Ship-from-Store com destaque na modalidade “Receba em Casa”

Dessa forma os produtos saem das lojas próximas ao endereço do consumidor e chegam de forma mais rápida ao consumidor. Sendo assim, as lojas funcionam como centros de distribuição, aproximando o estoque do cliente com o objetivo de reduzir custos de transporte e otimiza as vendas como um todo, além de otimizar o processo logístico durante a jornada de compra, minimizando impactos causados pelo coronavírus no varejo.

Compras online aumentam com chegada do coronavírus

De acordo com a Digital Commerce 360 em uma pesquisa realizada com 304 executivos do varejo online, 30% dos comerciantes da web esperam que suas vendas aumentem devido à demanda por produtos gerados por coronavírus, enquanto 8% esperam experimentar um salto significativo nas vendas de comércio eletrônico.

Quando questionados sobre atitudes contra a pandemia 20% disseram que estão “tomando uma ação agressiva”, 44% disseram que estão “tomando alguma ação” com o que há por vir, e os 36% restantes estão “aguardando” para uma melhor abordagem.

A pesquisa também mostra que 44% dos varejistas esperam atrasos no produto devido ao coronavírus e 40% esperam falta de estoque, de acordo com a pesquisa do Digital Commerce 360.

Muitos varejistas estão trabalhando para encontrar soluções logísticas para minimizar o impacto do coronavírus no país. De acordo com a Cielo / ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) os supermercados registraram um aumento nas vendas nos dias 9 a 12 de março de 18,6% e as farmácias, de 12,6%, enquanto o setor de turismo e transporte teve queda de 28,5%.

Aplicativos aumentam vendas com coronavírus

A Rappi, startup de delivery, informou que no último mês o segmento de farmácias do registrou um aumento de 10% no volume de pedidos.  

Benefícios do Ship from Store para o varejo brasileiro

A boa notícia é que tecnologias de integração entre online e físico pode auxiliar nesse momento. Entre os principais benefícios estão:

  • Minimiza dados causados pela queda do fluxo em lojas físicas;    
  • Maior giro do estoque;
  • Visibilidade do estoque em tempo real;
  • Aumento da receita online em até 30%;
  • Apoio logístico transformando lojas em centros de distribuição;
  • Agilidade de entrega do pedido;
  • Reduz custos de transporte;
  • Redução da inadimplência pois o pagamento é realizado antes do cliente receber seu produto;
  • Fácil identificar e limitar riscos dentro de dados e históricos de compras.

Esses benefícios, associados a um aumento significativo de estudos de caso totalmente bem sucedidos, demonstram que o Ship-from-Store não se mostra apenas como um componente vital de uma estratégia bem alinhada de omnichannel, mas sim de uma necessidade de adaptação em momentos de crise.

Solução Omichannel para o varejo

Acompanhando o cenário atual, empresas como a Neomode estão no mercado para ajudar varejistas a automatizar seus processos comerciais com um sistema de integração LORI e desenvolvimento de novos canais de venda online, como o App Commerce.

Conheça mais sobre nossas soluções e como a tecnologia Ship-from-Store pode ajudar sua loja a aumentar as vendas online.

Entre em contato, podemos ajudar:

Entre em contato conosco (hello@neomode.com.br) e iremos te apresentar a melhor solução para o seu negócio.

Acompanhe dados sobre o coronavírus

De acordo com a OMS, no Brasil, são mais de 234 casos oficiais de covid-19 e por essa razão medidas como o isolamento e distanciamento social já estão sendo tomadas, acompanhe o mapa desenvolvido pela Microsoft que mostra em tempo real o avanço do vírus pelo mundo.