Em um encontro inovador, novas perspectivas sobre varejo são debatidas entre empreendedores e grandes nomes.
O varejo é um dos segmentos mais impactados com a mudança de comportamento do consumidor. Hoje, adquirir produtos e serviços demanda mais agilidade,praticidade e integração entre canais de venda e atendimento full time, essa nova realidade também exige mais esforços do varejista, que terá como principal objetivo colocar o seu cliente no centro de todas as operações.
Pensando nas novas diretrizes de desenvolvimento e em proporcionar novas experiências aos consumidores, a Visa Brasil e a startup Neomode se uniram para proporcionar um encontro único e inspirador para discutir sobre “A nova fase do omnichannel no varejo”. A abertura do evento contou com a presença de Percival Jatobá – Vice-presidente de Produtos da Visa Brasil – e Fernando Pantaleao – Vice-presidente de Vendas e Soluções para Comércio da Visa Brasil – onde foi apresentado detalhes sobre o Programa de Aceleração Visa 2018 e o apoio a parceria com startups de varejo.
A nova fase omnichannel do varejo
Mais do que compreender como o omnichannel é capaz de transformar processos operacionais e logísticos, é preciso entender que atualmente já se discute sobre novas perspectivas além do omni. Dentro desse contexto, Fabiola Paes, co- fundadora da startup Neomode, debateu sobre alguns pontos fundamentais acerca da nova fase do omnichannel e os processos relacionados à implantação de novas tecnologias relacionadas ao varejo.
Jornada de compra
Com o passar dos anos, a mudança dos hábitos e comportamentos dos consumidores fizeram com que varejistas começassem a repensar no modelo como vendem. De acordo com um estudo realizado pela Foresee Experience Retail, 28%dos consumidores que iniciam a compra no e-commerce e 27% que começam no app commerce finalizam a retirada da compra na loja física, evidenciando a jornada de compra migratória do consumidor entre os canais.
Comportamento de compra e a evolução dos pontos de contato
Com o amadurecimento do comércio digital e o aumento dos pontos de contato com o cliente, a quantidade de informações extraída de cada etapa é fundamental para construção de ações e estratégias mais assertivas. É com isso que uma nova fase surge para entregar soluções mais personalizadas de acordo com o histórico de compras, localização, perfil, interação social, entre outros pontos relevantes.
Macroprocesso omnichannel: Clique e Retire
Aproximar o estoque do consumidor e reduzir as fricções logísticas relacionadas a prazos de entrega são grandes vantagens do sistema Clique e Retire, onde ocorre a compra online e retirada na loja física mais próxima, de acordo com a disponibilidade de estoque.
Seja por aplicativo, assistente virtual ou e-commerce, essa nova modalidade veio como uma solução para varejistas que querem otimizar os custos de envio, otimizar a gestão do estoque, evitar atrasos de entrega devido aos desafios logísticos ainda enfrentados no transporte brasileiro, além de melhorar o relacionamento com o consumidor, que consegue retirar seu produto em uma loja mais próxima sem precisar esperar os prazos de entrega, pagar taxas de frete e enfrentar as demoradas filas de pagamento, muito comuns nessa época do ano.
A integração transforma lojas em minicentros de distribuição,agilizando processamento de pedido, separação de mercadoria, emissão da NF e o despache para entrega, reduzindo o prazo que, levava de 5 a 15 dias, para D+0 (retirada ou entrega no mesmo dia da compra online).
Varejo m-commerce
No Brasil, em 2018, estima-se que o mobile commerce poderá representar 40% das vendas do varejo online. A relevância do mobile commerce no Brasil vem aumentando, e existe espaço para crescer mais. Para a grande varejista Magazine Luiza, a integração foi fundamental para o incentivo de resultados cada vez melhores: 60% da navegação no site é realizada por meio de dispositivos móveis. 40% das vendas são feitas via mobile. O número de downloads do aplicativo, lançado em 2015, ultrapassa 7,7 milhões.
A nova fase do varejo
A nova fase consiste na centralização de todas as operações para atender o consumidor onde, como e quando ele quiser, reduzindo o nível de fricção existente nos canais de venda tradicionais, sem nenhum tipo de integração.
Dentro do omnichannel o consumidor consegue explorar todas as possibilidades de interação para que ele possa, além de comprar online com mais praticidade, retirar o produto em uma loja mais próxima em poucas horas,receber ofertas personalizadas de acordo com seu perfil ou geolocalização,evitar longas filas de pagamento e evitar taxas de frete.
Contudo, no evento, também estiveram presentes executivos das redes varejistas Havaianas, Centauro, Puket, Carmin, Tok&Stok, Mizuno ETakeda que geraram discussões e levantamentos muito produtivos sobre inovação,tecnologia e varejo.