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[Glossário] Tudo sobre pagamentos omnichannel dentro do App Commerce e Shopbot

Novos canais de venda omnichannel oferecem transações mais seguras e rápidas ao usuário

A consolidação de novas formas de pagamento dentro do varejo só tem mostrado o quanto o mercado já está preparado para atender consumidores com mais agilidade e segurança, ainda mais quando se trata de pagamentos móveis dentro do segmento varejista.

Uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que os brasileiros estão cada vez mais habituados a comprar pela internet, inclusive por aplicativos. O estudo revela que nos últimos 12 meses, mais da metade (51%) dos usuários fizeram alguma compra por meio de aplicativos e o número é ainda maior entre a população mais jovem, chegando a 60%.

Para os mais de 815 entrevistados, 52% acredita que a facilidade de acesso é a principal característica que os leva a realizarem compras dentro dos smartphones, por aplicativos. Em seguida de que são meios que proporcionam mais praticidade e rapidez (49%), disponibilidade de melhores ofertas (37%) e organização (26%). Tendo em vista esses resultados é inevitável deixar de afirmar que pagamentos via mobile se tornaram cada vez mais atraentes para lojistas e consumidores. Mas afinal, será mesmo que estamos habituados com toda essa tecnologia? Veja abaixo um pequeno glossário que separamos, com base nos novos canais de venda omnichannel desenvolvidos por nós, quais as palavras e termos que todo mundo precisa saber.

App Commerce – aplicativo omnichannel desenvolvido pela Neomode que permite a realização de transações rápidas e seguras.

Android – é o sistema operacional mobile liderado pelo Google.

Biometria – é a tecnologia que utiliza características de medição biológica, como impressões digitais e geometria da mão, íris, retina e leitura facial, para dar maior segurança às instituições e usuários. Tudo é feito por meio do credenciamento e autenticação do usuário utilizando suas características físicas.

Carteira digital – funcionam como uma nova modalidade para substituir às carteiras físicas e reduzir o índice de fraudes e clonagem envolvendo cartões de pagamento. A carteira eletrônica permite o armazenamento de dados financeiros e pessoais para que o usuário possa utilizar em suas compras online de forma mais rápida, tendo em vista que é possível armazenar os dados de vários cartões. No entanto, outras modalidades que esse pagamento pode ser feito é através das moedas virtuais ou NFC. No Brasil, as carteiras digitais mais populares são Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Chargeback – é a contestação de pagamento onde pode existir o cancelamento de uma compra online realizada através do cartão de pagamento, seja débito ou crédito. Isso pode acontecer por dois motivos: o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão, auto fraude ou devido ao descumprimento de parâmetros e regulamentações estabelecidas pela administradora do cartão.

Checkout – é um termo em inglês (check – verificar e out – fora) para definir o a finalização de uma compra após a conferência de produtos/serviços no carrinho de compras.

Criptografia – é um processo de segurança e privacidade que envolve diversos algoritmos para codificar dados e informações em um formato ininteligível, evitando a ‘tradução’ feita por cibercrimonosos e hackers no mundo virtual. A leitura da criptografia só pode ser feita para receptores com a chave digital específica para descodificação.

Criptomoedas – é uma modalidade de pagamento virtual descentralizada que utiliza moedas digitais em transações sem a necessidade de intermediários, como as instituições financeiras.

Fraude – no geral, a fraude é um ato ilícito ou de má fé que condiz no roubo de dados, chargebacks e uso de dados ilegais de terceiros. Os sistemas antifraudes online evoluíram muito nos últimos anos e, aliados às novas tecnologias, são capazes de reduzir e prevenir os ataques no comércio eletrônico.

Gateway de pagamento – são softwares responsáveis pela transmissão de dados entre clientes, varejistas e seus bancos. Dentro dos novos canais de venda App Commerce e Shopbot Omni, por exemplo, nosso sistema de integrações Lori já trabalha com diversos gateways para facilitar processo de checkout e cobrança, além de fazer toda gestão financeira, entre eles: Rakuten Pay, MaxiPago, Braspag, Pagar.me, Paypal, Mundi Pagg e Iugu.

IPSP – Internet Payment Service Provider ou Payment Service Provider, fornecedor de uma solução de serviços de pagamento online, incluindo cartões de crédito, pagamentos bancários, como débito direto, transferência bancária e transferência bancária em tempo real.

iOS – é o sistema operacional mobile da Apple, desenvolvido para iPhone, iPod Touch, iPad e Apple TV.

M-payment – abreviação de mobile payments, refere-se aos pagamentos móveis que podem ser realizados em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

NFC – Near Field Communication ou comunicação por campo de proximidade é a tecnologia que permite a troca de informações sem fio, bastando apenas aproximar dois dispositivos eletrônicos compatíveis com a tecnologia para que ocorra a transmissão de dados.

Pré-autorização – é uma transação de consulta realizada pelo estabelecimento junto à administradora do cartão para garantir sua autenticidade, bem como o recebimento do valor da venda de um serviço.

SSL – Secure Socket Layer é um protocolo de segurança para garantir a troca de dados dentro da internet, essa ferramenta é muito utilizada para pagamentos online para garantir a autenticidade da transferência de dados.

Shopbot Omni – chatbot transacional que funciona como um assistente virtual de compras, dentro do chat o cliente pode fazer compras com máxima segurança sem a necessidade de intervenção humana.

Terminal de pagamento virtual – acesso baseado ao navegador do site de um adquirente, processador ou prestador de serviços para autorizar transações com cartão de pagamento. Diferente do terminal físico, os terminais virtuais não leem dados diretamente do cartão.

Token – são dispositivos eletrônicos utilizados para gerar senhas, a tokenização corresponde a uma evolução das transações online, onde anteriormente eram realizadas de forma física, com papéis, diversos cartões, senhas e armazenamentos de dados desnecessários e centralizados em um ou vários sistemas.

Transação – é uma operação comercial entre duas partes em troca de um produto ou serviço.

Seu varejo omnichannel com novos canais de venda

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