A satisfação de levar uma boa experiência ao cliente é um dos pilares para o sucesso das vendas no varejo. Não é à toa que a estratégia omnichannel tem se tornando ponto de discussão para melhorias dos processos internos e externos relacionadas a gestão do estoque, tempo de entrega do produto, experiência on-line e off-line e canais cada vez mais preparados para novas tecnologias, como realidade aumentada e virtual.
Com um ecossistema cada vez mais complexo e preparado para atender desde os pequenos a grandes varejistas, hoje é preciso transformar os canais de venda em plataformas 360º que vão muito além de apenas “lojas” virtuais ou físicas.
Como integrar canais de venda?
Primeiramente ao adaptar uma empresa ao omnichannel é preciso entender que é necessário integrar todos os setores da empresa e canais de atendimento e comunicação (telefone, chat, redes sociais, etc.). Se o cliente realiza uma compra online e vai retirá-lo na loja física é essencial que a equipe de vendas esteja devidamente atualizada sobre a nova tecnologia e sobre os procedimentos a serem feitos.
Dentro dessa nova perspectiva as lojas devem estar capacitadas para realizar atividades características de centros de distribuição como: separação de pedidos, embalagem para transporte e expedição.
Visibilidade do estoque em tempo real
Estoque no lugar certo, na hora certa. Com uma visão ampliada e centralizada, as empresas integradas transformam suas lojas em centros de distribuição, atendendo com o estoque local os pedidos vindos dos canais de venda online. Saber, em tempo real, se o produto está ou não disponível em uma determinada loja permite um atendimento com mais agilidade, fazendo com que o pedido chegue mais rápido ao cliente e, assim, aumenta a rotatividade do estoque, tornando-o mais acessível, reduzindo custos e eliminando eficiências de uma gestão mecânica, feita manualmente.
Combinados a sistemas totalmente integrados, o gerenciamento dos pedidos permite determinar a distribuição correta de cada produto em determinada loja de retirada. Sistemas e softwares também exigem planejamento, a automatização do processo vai desde a captação do pedido online até seu recebimento e preparação pelo vendedor na loja física.
Otimização do transporte
As cadeias de suprimentos estão passando por notórias transformações, grandes varejistas como Amazon, Alibaba e Walmart estão desenvolvendo cada vez mais habilidades, aliadas à tecnologia, para agrupar diversos fornecedores para distribuir seus produtos em todos os cantos de atuação.
Em meio à expansão do e-commerce no Brasil, a preocupação com a entrega de produtos é crescente. De acordo com a pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) os custos logísticos correspondem a 12,3% do PIB brasileiro. Levando em conta transporte, estoque e armazenagem os custos representam cerca de 7,6% da receita líquida das empresas.
Para contornar essa situação e aumentar a produtividade, o pick-up-store, compre online e retire loja, é uma das alternativas permitidas pela integração omnichannel, que permite baratear os custos de logística e operacional das companhias, fazendo com o que o consumidor faça a compra em um canal online e escolha uma loja mais próxima para retirar o produto no mesmo dia
Aplicativo e chatbot inteligentes e preparados para o varejo
O mobile tem uma forte presença em vendas online, só no Brasil 48% das transações online foram feitas de dispositivos móveis, de acordo com a Análise do E-commerce no Mundo. Por essa razão, aplicativos e chatbots são canais que estão em grande ascensão para varejistas que desejam ser mais assertivos e alcançar um público cada vez mais conectado. Além disso, com novas plataformas de venda digitais, mais amplo fica o ponto de contato entre consumidor e marca.
Atualmente, como novas soluções omnichannel no mercado, a Neomode ganha destaque com duas novas interfaces de venda, o App Commerce e o Shopbot funcionam como serviços integrados no e-commerce do varejista e automatizam toda a venda digitalmente, além disso, o cliente, ao comprar nesses canais, pode retirar seu pedido diretamente na loja mais próxima (utilizando a tecnologia Clique & Retire), sem precisar pagar taxas de frete ou esperar o prazo de entrega pelos Correios ou transportadora da loja.
Veja abaixo um case de sucesso, o shopbot desenvolvido pela Neomode, em parceria com Enfoca Chatbots, para a linha Match Respeito aos Cachos do Boticário. O objetivo era transformar o chat em uma consultoria com o expert da linha Match, fazendo com que as consumidoras pudesse conversar com mais fluídez e retirar todas as dúvidas sobre cabelo.
Em um ambiente rico em canais, os recursos omnichannel são capazes de impulsionar e engajar os principais e potencias compradores da marca e, assim, atraí-los também às lojas físicas. OS varejistas omnichannel perceberam que a melhor forma de se envolver com um cliente é entendê-los e agregar alto valor em toda jornada de compra, tendo capacidade de oferecer uma experiência digital e loja física conectada, contínua e que impacta diretamente na satisfação do cliente e em vendas cada vez maiores.
Se você tem interesse em conhecer as soluções da Neomode, somos uma plataforma omnichannel especializada em novos canais de venda (App Commerce e Shopbot) para varejistas. Mande suas dúvidas em nosso e-mail hello@neomode.com.br que iremos te ajudar a ser omnichannel de verdade.