Alguma vez você já deve ter se reparado com um ponto de retirada para compras online. Considerados como uma grande tendência no varejo, os pick up points vieram para revolucionar a forma de compra e entrega de produtos aos consumidores.
Hoje, essa prática se torna cada vez mais comum com o crescimento de empresas que investem na integração de canais e transformam o e-commerce e loja física em sistemas independentes que otimizam o controle de estoque, a logística e proporcionam uma experiência mais ampla ao consumidor.
Conforme o estudo britânico da Cybertill, líder em software baseado em nuvem, quase três quartos (72%) dos consumidores do Reino Unido já usa serviços de clique e retire. A pesquisa também descobriu que entre as principais justificativas para os consumidores preferirem os pick up points, 75% disse ser pela conveniência e 74% pela entrega gratuita.
Sistemas de integração + Canais de venda
Uma das maiores dificuldades encontradas no varejo é a integração para permitir a operação física e online. Com base no conhecimento tecnológico e com arquitetura de integrações ERPs é possível apresentar soluções realmente eficazes para qualquer tipo de negócio.
A integração omichannel permite que a loja física consiga atender, com estoque local, os pedidos online transformando-a em um verdadeiro centro de distribuição. Com ajuda do digital e todo sistema integrado essa e outras lojas e pontos da marca atendem os pedidos de acordo com a disponibilidade do estoque, que é verificada antes do consumidor fechar a compra (seja qual for o canal de venda do varejista app, e-commerce e chatbot).
Tipos de loja para pontos de retirada
O conceito de pick up points refere-se a locais físicos que funcionam como pontos de retirada para atender a demanda de pedidos online, além da própria loja, existem outras possibilidades de se aproximar do consumidor. Esses estabelecimentos podem adotar diversos formatos, entre eles:
Lockers
Os lockers são armários que podem ficar dentro de postos de gasolina, shopping centers, rua ou outros lugares públicos. O funcionamento é simples, a Amazon, por exemplo já realiza esse procedimento em alguns pontos, o cliente escolhe o locker para retirada do produto e recebe um código para a retirada de acordo com a data estabelecida.
Todos os pontos de entrega funcionam 24 horas por dia e para ter acesso ao produto, basta digitar o código recebido no painel digital do locker e ele abrirá automaticamente.
Pop-up-store
Conhecidas como lojas temporárias, as pop-up-stores ficam abertas em um tempo determinado e em lugares estratégicos de acordo com a identidade da marca e os produtos e serviços que comercializa.
Geralmente esse tipo de loja fica aberta de 1 a 90 dias, ficam alocadas em lugares bem movimentados e de fácil acesso (centro, shopping, eventos e festivais) e são bem utilizadas para lançar produtos, movimentar estoque e gerar engajamento. Podem ser muito comuns em exposições artísticas, ações com estoque limitado, bazares, etc.
Exemplos de Pop-up-store
Focada em brand experience, a Heineken teve a iniciativa de explorar o mundo do design social e proporcionar uma experiência agradável aos visitantes onde eles pudessem beber, comer, dançar e interagir em dois containers com vários lounges. O Heineken Pop-up City Lounge foi exposto no Festival de Design de Londres 2014 e gerou muito engajamento nas redes sociais.
Outlets
O conceito que surgiu nos Estados Unidos , na década de 1930, referente a “lojas de fábrica” que ofereciam seus produtos excedentes ou com defeitos a preços mais acessíveis. Hoje esse conceito é explorado no Brasil para a as lojas que vendem produtos de marca ou importados diretamente aos consumidores finais, por um valor menor, uma vez que não arcam com custos de publicidade e manutenção.
Flagships
Também conhecidas como lojas conceito ou lojas piloto, as flagships representam a essência de uma marca estão associadas à cultura, moda, entretenimento e comércio. Nesse tipo de loja existe um alto investimento para reforçar e comunicar a potência da marca. Mundialmente alguns exemplos são conhecidos como, por exemplo, a loja da Apple em Nova York, loja da Barbie em Buenos Aires e Shangai, a Niketown em Londres, Havaianas no Brasil, entre outras.
Independente do tipo de loja não esqueça de integrá-la a seus canais de venda para aproveitar os benefícios de ser omnichannel. Se você procura soluções para integrar sua loja física com e-commerce entre em contato conosco que vamos te ajudar: hello@neomode.com.br