Clique & Retire, Omnichannel, Tecnologia

Pick up points: como transformar sua loja física em um centro de distribuição

Alguma vez você já deve ter se reparado com um ponto de retirada para compras online. Considerados como uma grande tendência no varejo, os pick up points vieram para revolucionar a forma de compra e entrega de produtos aos consumidores.

Hoje, essa prática se torna cada vez mais comum com o crescimento de empresas que investem na integração de canais e transformam o e-commerce e loja física em sistemas independentes que otimizam o controle de estoque, a logística e proporcionam uma experiência mais ampla ao consumidor.

Conforme o estudo britânico da Cybertill, líder em software baseado em nuvem, quase três quartos (72%) dos consumidores do Reino Unido já usa serviços de clique e retire. A pesquisa também descobriu que entre as principais justificativas para os consumidores preferirem os pick up points, 75% disse ser pela conveniência e 74% pela entrega gratuita.

Sistemas de integração + Canais de venda

Uma das maiores dificuldades encontradas no varejo é a integração para permitir a operação física e online. Com base no conhecimento tecnológico e com arquitetura de integrações ERPs é possível apresentar soluções realmente eficazes para qualquer tipo de negócio.

A integração omichannel permite que a loja física consiga atender, com estoque local, os pedidos online transformando-a em um verdadeiro centro de distribuição. Com ajuda do digital e todo sistema integrado essa e outras lojas e pontos da marca atendem os pedidos de acordo com a disponibilidade do estoque, que é verificada antes do consumidor fechar a compra (seja qual for o canal de venda do varejista app, e-commerce e chatbot).

Tipos de loja para pontos de retirada

O conceito de pick up points refere-se a locais físicos que funcionam como pontos de retirada para atender a demanda de pedidos online, além da própria loja, existem outras possibilidades de se aproximar do consumidor. Esses estabelecimentos podem adotar diversos formatos, entre eles:

Lockers

Os lockers são armários que podem ficar dentro de postos de gasolina, shopping centers, rua ou outros lugares públicos. O funcionamento é simples, a Amazon, por exemplo já realiza esse procedimento em alguns pontos, o cliente escolhe o locker para retirada do produto e recebe um código para a retirada de acordo com a data estabelecida.

Todos os pontos de entrega funcionam 24 horas por dia e para ter acesso ao produto, basta digitar o código recebido no painel digital do locker e ele abrirá automaticamente.

Pop-up-store

Conhecidas como lojas temporárias, as pop-up-stores ficam abertas em um tempo determinado e em lugares estratégicos de acordo com a identidade da marca e os produtos e serviços que comercializa.

Geralmente esse tipo de loja fica aberta de 1 a 90 dias, ficam alocadas em lugares bem movimentados e de fácil acesso (centro, shopping, eventos e festivais) e são bem utilizadas para lançar produtos, movimentar estoque e gerar engajamento. Podem ser muito comuns em exposições artísticas, ações com estoque limitado, bazares, etc.

Exemplos de Pop-up-store

Focada em brand experience, a Heineken teve a iniciativa de explorar o mundo do design social e proporcionar uma experiência agradável aos visitantes onde eles pudessem beber, comer, dançar e interagir em dois containers com vários lounges. O Heineken Pop-up City Lounge foi exposto no Festival de Design de Londres 2014 e gerou muito engajamento nas redes sociais.

Outlets

O conceito que surgiu nos Estados Unidos , na década de 1930, referente a “lojas de fábrica” que ofereciam seus produtos excedentes ou com defeitos a preços mais acessíveis. Hoje esse conceito é explorado no Brasil para a as lojas que vendem produtos de marca ou importados diretamente aos consumidores finais, por um valor menor, uma vez que não arcam com custos de publicidade e manutenção.

Flagships

Também conhecidas como lojas conceito ou lojas piloto, as flagships representam a essência de uma marca estão associadas à cultura, moda, entretenimento e comércio. Nesse tipo de loja existe um alto investimento para reforçar e comunicar a potência da marca. Mundialmente alguns exemplos são conhecidos como, por exemplo, a loja da Apple em Nova York, loja da Barbie em Buenos Aires e Shangai, a Niketown em Londres, Havaianas no Brasil, entre outras.

Independente do tipo de loja não esqueça de integrá-la a seus canais de venda para aproveitar os benefícios de ser omnichannel. Se você procura soluções para integrar sua loja física com e-commerce entre em contato conosco que vamos te ajudar: hello@neomode.com.br