Como práticas de ASO (App Store Optimization) podem impulsionar seu aplicativo

Gabriele Gomes • 1 de abril de 2020

Hoje no mercado existem diversos aplicativos, o que é ótimo, os apps trazem praticidade e rapidez para o dia a dia e o consumidor está em uma constante busca por esses critérios, apps de banco, agendas, bloco de notas, lojas, delivery e transporte estão entre os mais usados, mas é uma imensa variedade que trazem consigo alguns desafios, como ser notado e então fazer parte do tão seleto espaço no dispositivo móvel do consumidor?

Como funciona o mercado de aplicativos

Atualmente existe disponível no mercado mais de 2 milhões de aplicativos (Android e IOS), uma pesquisa realizada pelo instituto Ebit | Nielsen revela que a média de apps instalado no celular de cada usuário é de 26 aplicativos, não passando de 30. Com esses dados podemos entender como esse espaço é disputado. 

Segundo a Forrester 63% dos aplicativos são descobertos através de pesquisa na loja de aplicativos, isso mostra que apesar de ser importante o marketing externo não substitui a otimização do app por meio do ASO. 

Para entender melhor como funciona essa dinâmica vale abordar que 80% das vezes que um usuário busca por uma palavra na App Store (considerando as principais App Store da Apple e Play Store) ele baixa um dos aplicativos que aparecem entre as 10 primeiras posições, ou seja 8 em cada 10 usuários só vai até a décima posição para escolher entre os aplicativos.

O que é ASO?

Agora sabendo melhor o mundo de possibilidades que esta ferramenta apresenta fica o questionamento, o que é ASO?

O ASO (App Store Optimization ou Otimização da App Store) é basicamente o SEO no app, uma estratégia do marketing digital que tem como objetivo a otimização dos aplicativos para terem maiores chances de serem encontrados, ou seja, subir a posição deles no ranking de apps ou rankear como alguns chamam nas lojas de aplicativos: App Store (IOS) e Play Store.

O processo ASO requer uma compreensão da sua base de clientes-alvo, visando as palavras-chave que seus clientes em potencial estão usando para encontrar aplicativos semelhantes aos seus. Quando você aprender mais sobre quais palavras-chave estão sendo usadas, entenderá melhor o idioma de seus clientes em potencial e assim poderá escolher suas opções de palavras-chave.

O resultado de tudo isso? Você atrairá tráfego orgânico de usuários realmente qualificados, que, de alguma forma, necessitam do seu aplicativo no momento. Dentro dessa técnica o objetivo é ter máxima relevância para seus usuários, proporcionando maior exposição da marca, mais vendas, avaliações e classificações positivas de aplicativos, engajamento do público e diversificação adicional dos canais de marketing.

Algumas dicas para melhorar o ASO em seu aplicativo:

Título  

Implementar uma palavra chave no título de seu aplicativo pode melhorar sua classificação, por mais que seja complicado implementar uma palavra chave no título faça uma pesquisa com base no que o seu mercado mais busca e encontre uma maneira de posicioná-la sutilmente, isso pode aumentar e muito a sua relevância. 

Descrição objetiva

Junto com seu time de conteúdo faça uma descrição resumida do seu aplicativo e como ele poderá ajudar o consumidor a encontrar o que ele deseja. Utilize call to actions como “Baixe o app” ; “Conheça as ofertas exclusivas do app”, entre outros gatilhos. Não esqueça de dizer as principais vantagens e qual o principal diferencial perante os aplicativos semelhantes (concorrentes indiretos e diretos).

Imagem e vídeo do produto/serviço

Antes de baixar o aplicativo o seu usuário irá analisar todo conteúdo, inclusive as imagens screenshots ou vídeos explicativos das principais funcionalidades do app que ficarão visíveis junto com a descrição. Por isso, ilustre claramente para o seu usuário.

Palavras-chave

Acompanhar constantemente suas palavras chaves e o movimento de seus concorrentes leva tempo e esforço, para ajudar a simplificar a tarefa e reduzir tempo pondere a possibilidade de utilizar ferramentas como o MobileDevHQ e RankMyAPP para rastrear seus rankings de pesquisa, analisar suas palavras-chave, escolher melhores palavras-chave e obter atualizações sobre seus concorrentes

Classificações e análises

Aplicativos com classificações positivas sobem no ranking, ou seja não apenas ser encontrado basta, seu usuário tem de estar satisfeito com o app ofertado, para isso conheça bem seu consumidor, suas necessidades e como ele se comporta no papel de usuário, ao fazer uma classificação adequada você conseguirá atender o que ele precisa e assim ter mais classificações e positivas e subir no ranking obtendo mais downloads que irão gerar mais classificações e assim gerando um ciclo positivo para a sua marca. 

Recursos da App Store com os vários aumentos estimados de CVR

Tecnologia Flutter

Outro fator que pode influenciar é a tecnologia para desenvolver seu aplicativo ( Entenda as diferenças entre PWA x Flutter x App Nativo x App Híbrido ).  Há cerca de dois anos, o Flutter, da Google, foi lançado para auxiliar desenvolvedores a ter mais produtividade, tendo em vista que apps em Flutter utilizam 1 código para 2 apps (Android e iOS). Além disso, proporcionam uma boa experiência para o usuário pois são mais rápidos comparados à outras frameworks, além disso, ocupam menos espaço de armazenamento, sendo uma boa opção para m-commerce.  

Para manter seu aplicativo sempre com um bom engajamento não esqueça de definir boas estratégias de marketing para conseguir cada vez mais usuários e reter potenciais clientes. 

Ainda com dúvidas sobre a implementação do ASO?

Uma pesquisa da FIKSU mostra que 75% dos downloads de Apps Android vem da busca, sendo que 50% são buscas por nome da marca, ou seja de usuários que já conheciam previamente, e 25% por busca genéricas, por exemplo: (delivery, ofertas, jogos de lógica…)

Essa pesquisa também revelou que usuários que baixam o app por meio de busca tem uma probabilidade 50% maior de serem usuários fiéis. 

Solução App Commerce

O comportamento do consumidor sobre como ele realiza suas compras mudou e o mercado vem se adaptando a ele, agora já não basta ter em mãos um app para ofertar ao seu consumidor, pois ele já busca previamente por essa solução, a preocupação se volta para ser escolhido por seu consumidor, por ter sua marca encontrada e bem online, como há muito tempo existe essa dedicação para fazê-lo no físico. 

A Neomode adota práticas de otimização no desenvolvimento do App Commerce , aplicativo de vendas para varejistas. Conheça nossas soluções e como podemos te ajudar a aumentar suas vendas.

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